Addax | Prêmios
15901
page,page-id-15901,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

Prêmios

UITP Awards 2017 – Smart financing and business models

YT_1

ADDAX Assessoria Econômica e Financeira LTDA, em parceria com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo SA, foi premiada pela UITP – Union Internationale des Transports Publics, na categoria “Smart financing and business models” (Modelos de Negócio e Financiamento Inovadores), pelo projeto “Parceria Público-Privada (PPP) Sistema
Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM RMBS)”
.

PROJETO

O contrato da PPP, na modalidade de Concessão Administrativa, abrange 9 cidades da RMBS e tem como objeto  a “Prestação dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por ônibus, VLT e demais veículos de baixa e média capacidade, contemplando o Fornecimento de sistemas e dos veículos, Operação, Conservação e Manutenção”.

Assinado em 23/06/2015, o contrato tem valor de US$ 1,8 bilhão e prazo de 20 anos de duração. Os investimentos para a primeira linha de VLT, com 11,5 km de extensão, 15 estações e 18 trens VLTs, totalizaram US$ 415 milhões. Quando completo, o sistema terá 19 km de VLT com 27 estações e 22 trens e uma frota de 400 ônibus para uma demanda estimada de 200.000 passageiros por dia.

.

PREMIAÇÃO

A premiação da UITP awards, que ocorre a cada dois anos, tem por objetivo prestigiar ideias inovadoras do mundo inteiro que contribuam para o avanço do transporte público. Para serem elegíveis na UITP Awards 2017 – Montreal/Canadá, os projetos deveriam ter sido implementados entre 2015 e 2017 e serem o coração do transporte público no sistema de mobilidade urbano local. Um júri internacional composto por especialistas do setor selecionou 24 finalistas dentre mais de 230 projetos para as 7 categorias da premiação.

A categoria Smart financing and business models da UITP Awards 2017, na qual a ADDAX e a EMTU foram vencedoras, levou em consideração para a premiação a singularidade do projeto abranger uma  concessão do serviço de transporte público por um único parceiro privado em uma região metropolitana, envolvendo o modo VLT com o modo Ônibus.

A premiação destacou o projeto da PPP do SIM RMBS pelo Modelo de Financiamento amplo,  pelas Receitas Acessórias possíveis e planejadas  e pela abordagem do Transporte Integrado. Um exemplo de como o financiamento de novos sistemas de transporte público deve atender à crescente demanda por mobilidade urbana nos países em desenvolvimento.

YT_3
YT_4

Vídeo - UITP Awards 2017